Pular para o conteúdo principal

Cervejare é mais Conteúdo Cervejeiro


Bem-vindos, amantes da cerveja! Hoje, estou muito feliz em poder apresentar a versão final do blog que criei com o intuito de fornecer (e consolidar) muuuuuita informação cervejeira a todos vocês já que aqui mergulharei fundo no fascinante mundo da cerveja.

Se você é um apreciador de cervejas especiais, se quer expandir seus conhecimentos sobre famílias cervejeiras, as escolas responsáveis pela criação dos estilos, seus mais de 140 estilos, organizações que fomentam a cultura cervejeira ao redor do mundo como BJCP, BA, CAMRA (Reino Unido), EBC e outras, conhecer os tipos de copos que devem ser utilizados para cada estilo de cerveja e como apreciá-los melhor, assim como as diversas possibilidades de harmonizações de pratos da gastronomia mundial com todos os estilos de cervejas existentes, então você está no lugar certo.

Prepare-se para embarcar em uma jornada saborosa e descubra a verdadeira arte de apreciar a cerveja.

Livro 1 - Apresentação do conteúdo e História da Cerveja

A origem da cerveja remonta a cerca de 10.000 anos atrás, quando os primeiros povos agricultores começaram a cultivar cevada e outras plantas para produção de bebidas alcoólicas. Desde então, a cerveja se tornou uma parte importante da cultura em muitas regiões do mundo, sendo objeto de estudo histórico e antropológico. Conhecer a história da cerveja ajuda a entender sua evolução até os dias de hoje e a apreciar melhor sua riqueza cultural e gastronômica.

Nossos cursos são verdadeiros tesouros para os apaixonados por cerveja. Neles, oferecemos uma rica seleção de conteúdos exclusivos, cuidadosamente elaborados por especialistas em cervejas, sommeliers e mestres cervejeiros. Com um design intuitivo e uma interface amigável, estudar com os nossos cursos é como entrar em uma cervejaria virtual, repleta de informações valiosas e dicas preciosas.

Esse conteúdo eu vou te oferecer de forma gratuita de modo que você possa conhecer MAIS e MELHOR como a Cerveja salvou o mundo. Deixe seu mail no formulário acima e me peça que irei te enviar de forma gratuita. Deixe seu mail lá.

Livro 2 – Escolas cervejeiras e suas contribuições para o mundo das cervejas e exploração desses conteúdos (Alemanha, Bélgica, Inglaterra e EUA):

Cada país possui suas próprias tradições cervejeiras e estilos característicos. Conhecer as escolas cervejeiras ajuda a entender as diferenças entre os tipos de cerveja e a apreciar sua diversidade. As escolas cervejeiras da Alemanha, por exemplo, são conhecidas por seus estilos tradicionais de lagers e weizens, enquanto a Bélgica é famosa por suas cervejas complexas, com adições de frutas, especiarias e fermentações espontâneas.

Nesses cursos você encontrará uma série de informações sobre as quatro escolas cervejeiras do mundo, suas histórias e seus estilos. Desde as clássicas escolas alemã, belga e britânica, até a emergente escola americana e as variações nacionais que encontramos por aqui no hemisfério sul ocidental, vamos desvendar os segredos por trás de cada estilo. Descubra como cada escola influencia o sabor, o aroma e o corpo das cervejas, e aprenda a identificar suas características distintas.

Por apenas R$ 29,90 te ensino tudo o que você precisa saber de cada uma das 4 escolas cervejeiras ao redor do mundo. Por R$ 99,90 (valor menor do que se você for adquirir cada escola separadamente) irei te ensinar TUDO sobre cada uma das escolas, suas histórias e seus estilos.

Livro 3 - Aprofundamento das 3 principais Famílias Cervejeiras (Ales, Lagers e Lambics) e suas histórias

As famílias cervejeiras são agrupamentos de estilos de cerveja que possuem características em comum, como o tipo de fermentação, a utilização de malte ou adjuntos e o uso de determinados tipos de leveduras. Conhecer as famílias cervejeiras ajuda na compreensão das diferenças entre os estilos de cerveja e na escolha da bebida mais adequada para cada ocasião.

Além das escolas cervejeiras, nosso material apresenta um catálogo completo das três principais famílias cervejeiras, suas origens. Das refrescantes Lagers às complexas Ales, das frutadas Lambics às intensas Imperial Stouts, oferecemos informações sobre cada escola. Descubra a história por trás de cada escola, suas características sensoriais e as melhores ocasiões para apreciá-las. Seja você um novo curioso ou um conhecedor experiente, nossos conteúdos são guias indispensáveis.

Livro 4 - Organizações de Fomento às "Craft Beers"

As cervejas artesanais, ou craft beers, têm ganhado cada vez mais espaço no mercado. Existem diversas organizações que promovem e apoiam os produtores de cervejas artesanais, realizando eventos, concursos e cursos de capacitação. Conhecer as organizações de fomento às craft beers ajuda a apoiar o desenvolvimento do setor e a acompanhar as novidades do mercado.

Mas nossa jornada não para por aí! Acreditamos que a cerveja é um verdadeiro acompanhamento gastronômico, capaz de elevar os sabores dos pratos a novos patamares. É por isso que oferecemos vários conteúdos que irão te capacitar a identificar cada um dos mais de 140 estilos existentes no BJCP e seus correspondentes no BA, assim como entender como é o apoio de cada organização e de que forma conseguem fomentar a cultura cervejeira em seus países de origem e ao redor do mundo.

Livro 5 – Ramificação das Famílias Cervejeiras (Ales, Lagers e Lambics) e Categorização de seus estilos

Livro 6 – Glassware: Cada estilo de cerveja possui um tipo de copo que ajuda a realçar suas características aromáticas e gustativas. Conhecer os diferentes tipos de glassware ajuda a apreciar melhor a cerveja e a entender a importância da escolha do copo correto para cada estilo.

Livro 7 – Tabela de Cores SRM e EBC: A cor da cerveja é um indicador importante do seu estilo e do seu perfil de sabor. As tabelas de cores SRM e EBC ajudam a identificar a tonalidade da cerveja e a comparar entre os diferentes estilos.

Livro 8 – Guia de harmonizações das diversas culinárias e estilos de cervejas: A harmonização entre cerveja e comida é uma arte em constante evolução. Conhecer as combinações mais adequadas entre diferentes estilos de cerveja e tipos de comida ajuda a apreciar melhor a bebida e a tornar a experiência gastronômica mais rica e satisfatória.

Ao se tornar membro de nossa comunidade cervejeira, você terá ainda acesso a benefícios exclusivos. Receba conteúdos atualizados regularmente, como análises de novos lançamentos, entrevistas com especialistas do ramo e dicas de acompanhamento. Participe de fóruns interativos, onde poderá trocar ideias com outros entusiastas.

Vamos cervejar. Conjugue esse verbo conosco. Cerveje você também.

...Ler, Estudar, Aprender, Ouvir e...... beber menos e melhor.

Saúde.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blue Moon já é produzida no Brasil pela Heineken

Blue Moon já é produzida no Brasil pela Heineken Blue Moon já é fabricada pela Heineken no Brasil, contribuindo para composição do portfólio craft da cervejaria no país A cerveja Blue Moon já é produzida pela Heineken no Brasil há cerca de um ano, após um período onde a multinacional holandesa passou a ser importadora e distribuidora exclusiva da marca norte-americana no mercado brasileiro. O investimento na produção da Blue Moon no Brasil, contribui para compor a estratégia de portfólio do segmento denominado ‘craft’ pelo Grupo Heineken Brasil no mercado doméstico. A Blue Moon, de propriedade da gigante norte-americana Molson Coors, chegou ao Brasil de forma consistente em 2019 ocupando prateleiras de diferentes pontos de vendas, de pequenas lojas de cerveja artesanal a grandes redes de varejo, através do trabalho da importadora Interfood. A Heineken passou a ser a importadora e distribuidora exclusiva de Blue Moon no Brasil a partir do terceiro trimestre de 2021, após um acordo comer...

Dicas de Cerveja na Patagônia/ARG

E o que era para ser somente uma viagem para esquiar na Argentina transformou-se em uma surreal visita à algumas cervejarias e brewpubs ao redor de San Martin de Los Andes e Chapelco. Relatos cervejeiros de uma viagem para quem foi à San Martin de Los Andes e Chapelco (Patagônia/ARG) para esquiar e, depois de uma frustrada tentativa de descer o morro esquiando (sim, era minha primeira vez tentando me equilibrar naqueles dois "palitos" que deslizam na neve) e ver o joelho rodar 90º pro lado e me deixar "afastado" de novas eventuais tentativas de esquiar, me vi obrigado a relaxar e aproveitar as incursões e visitas vespertinas e noturnas às cervejarias e brewpubs ao redor de Neuquén e San Martin de Los Andes. Para aqueles que irão visitar este maravilhoso cenário do país vizinho e não quer  ficar somente nos FANTÁSTICOS vinhos argentinos produzidos por lá, ficam as dicas: Lá na Patagônia tem sim, algumas nano e microcervejarias que vão fazer você matar as saudades de ...

Pastry Beers: As cervejas que são sobremesas

Amigos e apreciadores, hoje vou falar de algo que já foi uma tendência, passou desapercebido quando surgiu pela primeira vez nos USA (e aqui nas terras tupiniquim também), mas agora volta com força máxima: as Pastry Beers são e serão, por um bom tempo constantes em nossas mesas. Panettone al Cioccolato   Essas que já foram tema daqueles que ousavam combinar cervejas com tortas de chocolate, mousses de limão ou ainda com sobremesas de abóbora, voltam ao cenário agora com o nome de Pastry Beers . A cerveja artesanal não conhece limites para novos sabores. Cervejeiros estão sempre inventando técnicas e introduzindo ingredientes para compor uma cerveja mais exótica, em uma verdadeira viagem sensorial. Em uma Análise Sensorial; prática herdada dos consumidores e apreciadores dos vinhos e espumantes; despertamos todos os 5 sentidos que o ser humano utiliza. O primeiro, a audição,  ao ouvir a garrafa ou lata ou barril se abrirem e ouvir o líquido ser despejado na sua...