Pular para o conteúdo principal

O 1º post do Blog Cervejare


Bom dia, boa tarde, boa noite e olá, amigos que me acompanham, seja no Instagram (Página da Cervejare somente agora, ok?), seja no Facebook (ainda tem?), YouTube (nas aulas e Webinar sobre cerveja), TikTok (assim que eu aprender a mexer naquilo lá) e outras ferramentas e Apps que ainda vão surgir.

Agora, teremos mais um lugar para falarmos, discutirmos e colocar suas opiniões, defendendo seus pontos de vista, em uma harmoniosa convivência (nem sempre é fácil, mas é assim que tem que ser).

Aqui no Blog da Cervejare vou procurar abordar todos os assuntos os quais eu leciono sobre cerveja, assim como debatermos sobre História da Cerveja, Escolas e Famílias Cervejeiras, debater sobre a atuação das organizações que fomentam a cultura das "Craft Beers" (Cervejas Artesanais).

Nessa pegada aí, vamos falar de BJCP, BA, CAMRA, EBC, AHA nos USA e também dar espaço às atuações da ABRACERVA e ACERVA's de cada UF brasileira.


       

Além disso e seguindo a sequencia dos assuntos abordados nas aulas, e-book, vídeos e postagens, vou falar também sobre os diversos copos que existem no amplo mundo das cervejas, suas variações, utilidades (ou futilidades...), designs e origem de seus formatos.


Vou escrever também sobre as cores da cerveja e suas variações conforme o SRM e EBC (e suas diferenças).


  

Em eventuais postagens, iremos discutir combinações de cada estilo cervejeiro, os pratos mais apropriados e eventuais experiências (boas ou não) para que a gente possa discutir misturas de aromas, sabores, gostos e a tão amada (ou odiada) HARMONIZAÇÃO. Ainda dentro deste tópico, abordaremos a recém-chegada ZITOGASTRONOMIA e a arte de combinar cerveja e culinária e o que ela pode agregar ao mundo cervejeiro e gastronômico.



Se você gosta de uma cerveja, curte uma boa cerveja artesanal, quer conhecer mais sobre a História da Cerveja, onde surgiram as escolas que criaram todos os estilos que hoje conhecemos, como surgiram as famílias cervejeiras (tem a ver com fermentação), quais são essas organizações que norteiam o desenvolvimento do mercado de cerveja no mundo (e aqui no Brasil também), quais são os copos apropriados para cada estilo de cerveja, suas cores, harmonizações e a tão surpreendente ZITOGASTRONOMIA, você não pode deixar de nos acompanhar aqui e em nossas páginas nas redes sociais.

Entre, fique à vontade, abra uma cerveja e bom aprendizado.

Afinal, Cervejar é... 

📚  Ler  📝  Estudar  💻  Aprender  🎼  Ouvir e...... 🍺 beber menos e melhor 🍻

Saúde a todos nós.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blue Moon já é produzida no Brasil pela Heineken

Blue Moon já é produzida no Brasil pela Heineken Blue Moon já é fabricada pela Heineken no Brasil, contribuindo para composição do portfólio craft da cervejaria no país A cerveja Blue Moon já é produzida pela Heineken no Brasil há cerca de um ano, após um período onde a multinacional holandesa passou a ser importadora e distribuidora exclusiva da marca norte-americana no mercado brasileiro. O investimento na produção da Blue Moon no Brasil, contribui para compor a estratégia de portfólio do segmento denominado ‘craft’ pelo Grupo Heineken Brasil no mercado doméstico. A Blue Moon, de propriedade da gigante norte-americana Molson Coors, chegou ao Brasil de forma consistente em 2019 ocupando prateleiras de diferentes pontos de vendas, de pequenas lojas de cerveja artesanal a grandes redes de varejo, através do trabalho da importadora Interfood. A Heineken passou a ser a importadora e distribuidora exclusiva de Blue Moon no Brasil a partir do terceiro trimestre de 2021, após um acordo comer...

Dicas de Cerveja na Patagônia/ARG

E o que era para ser somente uma viagem para esquiar na Argentina transformou-se em uma surreal visita à algumas cervejarias e brewpubs ao redor de San Martin de Los Andes e Chapelco. Relatos cervejeiros de uma viagem para quem foi à San Martin de Los Andes e Chapelco (Patagônia/ARG) para esquiar e, depois de uma frustrada tentativa de descer o morro esquiando (sim, era minha primeira vez tentando me equilibrar naqueles dois "palitos" que deslizam na neve) e ver o joelho rodar 90º pro lado e me deixar "afastado" de novas eventuais tentativas de esquiar, me vi obrigado a relaxar e aproveitar as incursões e visitas vespertinas e noturnas às cervejarias e brewpubs ao redor de Neuquén e San Martin de Los Andes. Para aqueles que irão visitar este maravilhoso cenário do país vizinho e não quer  ficar somente nos FANTÁSTICOS vinhos argentinos produzidos por lá, ficam as dicas: Lá na Patagônia tem sim, algumas nano e microcervejarias que vão fazer você matar as saudades de ...

Pastry Beers: As cervejas que são sobremesas

Amigos e apreciadores, hoje vou falar de algo que já foi uma tendência, passou desapercebido quando surgiu pela primeira vez nos USA (e aqui nas terras tupiniquim também), mas agora volta com força máxima: as Pastry Beers são e serão, por um bom tempo constantes em nossas mesas. Panettone al Cioccolato   Essas que já foram tema daqueles que ousavam combinar cervejas com tortas de chocolate, mousses de limão ou ainda com sobremesas de abóbora, voltam ao cenário agora com o nome de Pastry Beers . A cerveja artesanal não conhece limites para novos sabores. Cervejeiros estão sempre inventando técnicas e introduzindo ingredientes para compor uma cerveja mais exótica, em uma verdadeira viagem sensorial. Em uma Análise Sensorial; prática herdada dos consumidores e apreciadores dos vinhos e espumantes; despertamos todos os 5 sentidos que o ser humano utiliza. O primeiro, a audição,  ao ouvir a garrafa ou lata ou barril se abrirem e ouvir o líquido ser despejado na sua...